Ofertas da SemanaValidade
Pratos em Porcelana ARO
Xícara de porcelana com pires para chá ARO
Cortador de Frios MK TECH
Azeitonas Verdes Miudas ARO
Palmito Picado Pupunha ARO
Toalhas de Papel ARO
Desinfetante Eucalipto ARO 5 L
Alimento para cães ARO
Chamada Quantidade
Empresa: Código de Ética Código de Ética

Prezado Fornecedor

Acreditando no relacionamento pautado pela transparência e respeito, disponibilizamos abaixo as diretrizes do Código de Ética do Makro que se referem diretamente a você, nosso fornecedor, as quais premeiam nossas relações comerciais.

Relações Internas

Exploração do trabalho adulto ou infantil

O Makro não admite de forma alguma a exploração do trabalho adulto¹ e infantil, reserva-se o direito de não manter relações de qualquer natureza com organizações, entidades ou instituições que adotem essa prática.

Relações Externas

Fornecedores e Prestadores de Serviço

Fornecedores e prestadores de serviços comprometem-se a serem íntegros e éticos na prática de suas atividades e no respeito todos os fornecedores e prestadores de serviços, sem privilégios, favorecimentos ou discriminação de qualquer natureza.

Conflito de Interesses

Vínculo de parentesco ou estreito relacionamento de funcionários com empresas fornecedoras. Com a finalidade de manter a transparência e isenção de favorecimentos em todas as suas atividades, o Makro não admite que seus funcionários, de quaisquer níveis hierárquicos, mantenham ou firmem relações comerciais diretas com fornecedores ou prestadores de serviços² com os quais detenham alguma relação de parentesco ou estreito relacionamento.

Os superiores hierárquicos não devem pressionar seus subordinados diretos e indiretos na decisão da contratação desse fornecedor ou prestador de serviços, com o qual detenham alguma relação de parentesco ou estreito relacionamento.
Não é permitido pelo Makro que um funcionário seja proprietário, acionista ou funcionário de uma empresa prestadora de serviços do Makro.

Recebimento de brindes e itens relacionados

Todos os funcionários e administradores do Makro são expressamente proibidos de aceitar qualquer pagamento em conexão com transações comerciais feitas com a Empresa.

As determinações legais brasileiras a respeito do assunto não devem jamais ser violadas. Dentro dos preceitos legais, devem-se seguir os principios do Makro Brasil, que dizem que somente é permitido dar ou receber de parceiros de negócios o seguinte:

- Presentes que possam ser consumidos no prazo de um dia, ex.: garrafa de vinho, whisky (nunca uma caixa), chocolates, flores, ingressos para shows, concertos.
- Brindes como caneta, lápis, caderno, agenda, camiseta, bonés (todos com logomarca da empresa que está presenteando).
- Almoço e jantar: são permitidos apenas a título de atividade profissional desde que seja previamente autorizado pelo superior imediato.
- Convites a palestras e eventos, desde que haja anuência da diretoria a qual se reporta o funcionário.
- Presentes de maior valor só poderão ser aceitos se, por motivo de negócios do Makro Brasil, o superior imediato coneceder permissão. Caso o valor do presente seja maior do que R$ 500,00 o Presidente do Makro tem que dar uma autorização por escrito com cópia ao Comitê de Ética. Tanto quem está dando o presente, quanto quem está recebendo, devem estar ciente que vai se tornar público através de divulgação interna (Portal).

Amostra e produtos para demonstração³

O Makro permite dentro de uma relação comercial o recebimento de amostras e produtos para demonstração, que, depois de apreciadas, serão devolvidas ao fornecedor, não podendo ficar de posses pelo funcionário do Makro. Caso fornecedor não deseje a devolução, os mesmo deverão ser encaminhados para área responsável pela destinação.

1 - Entende-se por exploração do trabalho adulto, o trabalho escravo, previsto do art. 149, do Código Penal Brasileiro.
2 - Sejam os fornecedores ou prestadores de serviços proprietário, acionista ou funcionários da empresa.
3 - As amostras ou produtos para demonstração são exemplares de produtos que são ou serão vendidos nas lojas Makro. Esses produtos são encaminhados pelos fornecedores para que o Makro possa conhecê-los, cadastrá-los, fotografálos para elaboração de propagandas, testá-los e verificar sua qualidade e você e até utilizarmos para exposição de loja.
4 - A área mais resopnsável pela destinação das amostrar apara produos para demonstração e a área de Recursos Humanos do HO, no caso das lojas é a área administrativa.

 



© Todos os direitos reservados.