Última atualização: 21/05/2020
A presente Política de Privacidade aplica-se ao processamento pelo MAKRO ATACADISTA S/A, com sede na Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519, São Paulo, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 47.427.653/0001-15 e Inscrição Estadual nº 110.553.467.110 (doravante denominado “MAKRO”), de todos os dados pessoais de clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios (“Parceiro(s) de Negócios”).
Esta Política de Privacidade não é aplicável a dados puramente
comerciais, financeiros e/ou de pessoas jurídicas.
Nesta Política de Privacidade, o MAKRO descreve quais
são, como e para quais finalidades são realizados tratamentos dos dados
pessoais de seus Parceiros de Negócios. Caso o Parceiro de Negócio tenha alguma
dúvida, poderá utilizar as informações para contato ao final desta Política de
Privacidade para entrar em contato com o MAKRO.
Esta Política de Privacidade é válida a partir de 21 de
Maio de 2020. Esta Política de Privacidade poderá sofrer alterações. A versão
mais atual encontra-se publicada em nosso site. Caso quaisquer mudanças relativas
ao tratamento de dados pessoais sejam realizadas, o MAKRO prontamente informará
seus Parceiros de Negócios através de correio eletrônico ou comunicado em seu
website.
Dados de identidade
São informações que nos ajudam a identificar quem você
é, portanto, seu nome, CPF, RG e/ou número do cadastro Makro.
Dados de contato
São informações que detalham como podemos entrar em
contato com você, como endereço, email e/ou número de telefone.
Dados financeiros
São informações sobre sua conta bancária e detalhes dos
meios de pagamento utilizados por você, como cheques.
Se você optar por aderir ao cartão de crédito Makro,
dados adicionais serão coletados, como faixa salarial.
Dados de localização geográfica
Nosso aplicativo e site podem solicitar suas informações de localização. Você será avisado se coletarmos esses dados.
Dados pessoais sensíveis
São dados sobre origem racial ou étnica, convicção
religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter
religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual,
dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
O tratamento de dados pessoais sensíveis só ocorrerá
com o seu consentimento específico.
Dados de transação
Essas são informações sobre a compra de um produto ou
serviço. Isso inclui quando, onde, o que e como você comprou.
Dados técnicos
Estas são as informações sobre o seu dispositivo usado
para acessar nossos sites e aplicativos. Podem ser informações que identificam
seu dispositivo, seu sistema operacional, endereço na Internet, seus dados de
login; navegador, histórico de navegação e plug-ins; localização; com que
frequência você visita nossos sites.
Isso é feito através do uso de cookies, que são
cobertos em nossa Política de Cookies.
Dados do usuário
Essas são as informações coletadas sobre você como
usuário de nossas lojas, produtos e serviços de maneira mais geral (em
comparação com outros tipos de dados que se reportam diretamente a você para
que possamos oferecer nosso serviço específico a você). Isso pode incluir dados
que você fornece em uma pesquisa, fornece feedback sobre sua experiência de
compra, e dados que são capturados por nosso CCTV ou outras tecnologias de
câmera para assegurar a sua segurança e da nossa loja.
Também coletaremos informações sobre você que nos
permitam criar uma análise sua como consumidor para julgar melhor quais
produtos e serviços oferecer em nossas lojas.
Dados de interação
Essas são informações sobre como você interage com
nossos produtos e serviços, a saber: o que você clica e interage em nossos
sites e aplicativos ou produtos nas lojas.
Dados de marketing e comunicação
Essas são suas preferências de marketing e sua
interação com o marketing on-line para poder avaliar sua eficácia.
O MAKRO processará os dados pessoais de seus Parceiros de Negócios quando as partes fizerem negócios, usarem os sites ou aplicativos ou quando interagirem com o MAKRO.
A. Para responder às suas perguntas
Se um Parceiro de Negócio entrar em contato com o MAKRO, o MAKRO usará os dados pessoais do Parceiro de Negócio para responder às perguntas feitas pelo Parceiro de Negócios.
B. Para o desenvolvimento e melhoria de produtos e/ou
serviços
O MAKRO processa os dados pessoais dos Parceiros de
Negócios para avaliar, analisar e melhorar seus produtos e serviços. O MAKRO
usa os dados pessoais agregados para analisar o comportamento de seus clientes
e ajustar seus produtos e serviços. Processa os dados pessoais de seus
Parceiros de Negócios quando estes usam o site ou aplicativos do MAKRO, inserem
ou pesquisam dados por meio destes sites ou aplicativos. Também processa seus
dados pessoais para compilar relatórios analíticos. Usa dados pessoais
agregados para analisar o comportamento de seus clientes e ajustar seus
produtos e serviços, visando garantir que sejam pertinentes aos seus clientes.
Isso significa que o MAKRO analisa a frequência com que seus Parceiros de
Negócios leem os boletins informativos e visitam seus sites ou aplicativos,
quais páginas o Parceiro de Negócios clica e quais produtos este adquire pelos
sites e/ou pelos aplicativos. O MAKRO pode adquirir dados suplementares de
fontes públicas para complementar seu banco de dados voltado às finalidades
acima.
C. Para a avaliação e aceitação de um Parceiro de
Negócio
Quando o Parceiro de Negócios entrar em contato com o
MAKRO, o MAKRO processará seus dados pessoais para fins de avaliação e
aceitação, por exemplo, para confirmar e validar a identidade do Parceiro de
Negócios.
D. Para fechamento e celebração de acordos
Quando o Parceiro de Negócios compra um produto ou
serviço do MAKRO como cliente ou quando atua como fornecedor ou parceiro de
negócios do MAKRO, o MAKRO processa os dados pessoais para fins administrativos
(envio de notas fiscais, faturas e pagamentos). Também usa os dados pessoais para
entregar produtos ou serviços. O MAKRO processará os dados pessoais para
continuar a executar as obrigações contratuais, como a prestação de serviços
aos clientes. Quando o Parceiro de Negócios requerer acesso às instalações do
MAKRO, o MAKRO processará seus dados pessoais para fins de triagem e segurança.
E. Para gestão de relacionamento, marketing e vendas
O MAKRO usa as informações armazenadas em seus
cadastros de clientes para enviar ofertas, ações de cuponagem, para ações de
televendas, boletins informativos e para prestar serviços ao cliente. O MAKRO
também usa seus dados pessoais para o desenvolvimento, execução e análise de
pesquisas de mercado e estratégias de marketing através dos mais variados meios
de comunicação disponíveis.
F. Para execução de processos de negócios e
gerenciamento interno
O MAKRO processa os dados pessoais de seus Parceiros de
Negócios na execução e na organização de seus negócios. O MAKRO realiza
auditorias e investigações, implementa controles de negócios e gerencia e utiliza
diretórios de clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
G. Para análise e desenvolvimento organizacional,
relatórios gerenciais, aquisições e alienações
O MAKRO processa os dados pessoais dos Parceiros de
Negócios na elaboração e na execução de relatórios e análises gerenciais. Usa
dados pessoais agregados/anônimos para criar relatórios gerenciais e analisar
seus negócios. Realiza pesquisas com clientes, fornecedores e `Parceiros de Negócios
para saber mais sobre seus pontos de vista e opiniões na elaboração de
relatórios gerenciais. Também processa dados pessoais para efeitos de
relatórios gerenciais no contexto de fusões, aquisições e alienações, e para
controlar essas transações.
H. Quando o Parceiro de Negócio usa os sites ou
aplicativos do MAKRO
Se o Parceiro de Negócio usa o site ou aplicativos do
MAKRO, dados técnicos são processados para oferecer ao Parceiro de Negócio as
funcionalidades do nosso site e permitir que os seus administradores gerenciem
e melhorem o seu desempenho. Se o Parceiro de Negócio inserir dados no site e
aplicativo do MAKRO, como a preferência por um produto ou a sua localização
para o recebimento de informações ou funcionalidades de interesse, o MAKRO
processará esses dados para prestar as informações ou fornecer as funcionalidades
solicitadas. Além disso, o MAKRO processa os dados pessoais para permitir que o
Parceiro de Negócio salve seus dados (como preferências e produtos) em seus
itens salvos e possa compartilhar com outras pessoas usando as opções de
compartilhamento configuradas em seu dispositivo.
I. Para permitir que você se conecte conosco e interações através de mídias sociais
O MAKRO tem presença ativa e dinâmica em plataformas de
mídia social, tais como, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre
outras, bem como alguns aplicativos como WhatsApp. Quando o Parceiro de Negócio
entra em contato com o MAKRO pelas mídias sociais, o Makro processa os dados
pessoais para dirimir dúvidas e responder mensagens.
O Parceiro de Negócio pode entrar em contato com o
MAKRO em um de seus sites ou aplicativos através do portal “Fale Conosco”. O
MAKRO fornece ao Parceiro de Negócio seu endereço de e-mail para que o Parceiro
de Negócio possa enviar seus comentários e sugestões de melhorias, bem como seus
endereços de sites, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Ao clicar em um dos
ícones correspondentes, o MAKRO encaminhará o Parceiro de Negócio ao site ou
aplicativo do terceiro apropriado, seja este o seu provedor de e-mail ou
plataforma de mídia social.
J. Para monitorar e investigar a conformidade
O MAKRO monitora os processos para verificar a
conformidade com suas políticas, leis e regulamentos. Durante as atividades de
monitoramento, os dados pessoais do Parceiro de Negócio podem ser acessados e
visualizados para atingimento deste propósito.
K. Para proteger a saúde, segurança e integridade
física dos Parceiros de Negócios.
O MAKRO valoriza muito a saúde, segurança e integridade
física de seus Parceiros de Negócios. Processa os dados pessoais para proteger
seus funcionários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Como tal,
autentica os direitos de acesso às suas instalações e pode fazer a triagem dos
dados pessoais com base em listas de sanções do governo e/ou de órgãos de
repressão ao crime disponíveis ao público. Também processa os dados pessoais
para proteger os bens do MAKRO, seus colaboradores e clientes.
L. Para entrega segura de nossos produtos
O MAKRO pode usar veículos com tecnologia que incluem câmeras voltadas para rodovias para monitoramento da localização dos mesmos, e também para fins ambientais, de saúde e segurança, com o objetivo de promover uma condução segura, proteção e bem estar aos nossos colaboradores e ao meio ambiente, assim como para garantia da segurança pública e proteção de nossos ativos (rastreamento de caminhões roubados).
M. Para cumprir a lei
Em alguns casos, o MAKRO processa os dados pessoais do
Parceiro de Negócio para cumprir as leis e regulamentos. Para cumprir as leis e
regulamentações, pode ser necessário divulgar estes dados pessoais a
instituições governamentais ou autoridades fiscalizadoras.
N. Quando o Parceiro de Negócio participa de eventos,
promoções ou programa de benefícios
O MAKRO envia e-mails com promoções, ações de cuponagem
e convites para a participação de eventos e cursos. Se o Parceiro de Negócio
optar por participar de uma dessas atividades, o MAKRO precisa dos dados
pessoais para poder anunciar e organizá-las. Além disso, se o Parceiro de
Negócio participar de qualquer uma dessas atividades, o MAKRO precisa dos dados
pessoais para mensurar a resposta a eventos e/ou promoções e/ou benefícios
cedidos pelos programas do MAKRO.
O MAKRO reterá dados pessoais de Parceiro de Negócio pelo período necessário para servir ao propósito comercial pertinente, na medida do razoavelmente necessário ao cumprimento de alguma exigência legal aplicável ou conforme recomendado à luz de algum prazo prescricional em vigor.
Acesso aos dados pessoais do Parceiro de Negócio:
Como o MAKRO tem presença na região América do Sul e
controlador no continente europeu, os dados que coletamos podem ser
transferidos a qualquer parte da organização no exterior. Os dados pessoais
podem ser trocados com o grupo ao qual o MAKRO pertence (SHV Holdings N.V),
acionistas e empresas associadas. O MAKRO troca os dados pessoais para fins
administrativos e para que o MAKRO possa ter uma visão completa de seus
contatos e contratos com o grupo ao qual o MAKRO pertence.
Os funcionários do MAKRO estão autorizados a acessar os
dados pessoais apenas na medida necessária ao atendimento de seus objetivos e à
execução de seus trabalhos.
Em alguns casos, seus dados pessoais podem ser
transferidos para um país que não ofereça a devida proteção de dados pessoais.
No entanto, o MAKRO toma medidas que garantem a devida proteção de seus dados
pessoais, pois as regras corporativas de proteção de dados são aplicáveis a
todo o grupo ao qual o MAKRO pertence.
Acesso aos seus dados pessoais por terceiros:
As entidades externas a seguir podem ter acesso aos
dados pessoais, nos casos pertinentes ao fornecimento de seus produtos ou
serviços ao MAKRO: bancos, seguradoras, fornecedores de TI, veículos digitais, contadores,
peritos forenses e consultores.
Quando terceiros tiverem acesso aos dados pessoais, o
MAKRO tomará as medidas contratuais, técnicas e organizacionais necessárias
para garantir que os dados pessoais sejam processados somente na medida em que
tal processamento seja necessário e de acordo com a lei vigente.
Em caso de transferência de dados pessoais a terceiros
de um país que não ofereça a devida proteção de dados pessoais, o MAKRO tomará
as medidas para garantir a devida proteção dos dados pessoais, como a
celebração de cláusulas contratuais com esses destinatários.
Nos demais casos, os dados pessoais não serão
fornecidos a terceiros, exceto quando exigido por lei.
O MAKRO adota meios de proteção adequados à garantia da
confidencialidade e da segurança dos dados pessoais. O MAKRO implementa medidas
técnicas, físicas e organizacionais adequadas à proteção de dados pessoais
contra destruição acidental ou ilegal, perda acidental, dano, alteração,
divulgação ou acesso não autorizado e contra todas as demais formas de
processamento ilegal (incluindo, entre outros, a coleta desnecessária) ou
processamento posterior.
Uma vez dado, o Parceiro de Negócio sempre poderá
retirar o seu consentimento, através do link presente nas comunicações
recebidas. A retirada do consentimento não tem efeito retroativo e somente será
caso o Parceiro de Negócio o tenha dado. Para retirar o consentimento, o
Parceiro de Negócio deverá utilizar as ferramentas de cancelamento de cadastro
disponíveis em comunicados, como e-mails, SMS e WhatsApp ou por meio do contato
indicado abaixo.