OLÁ VISITANTE
Entre OU Cadastre-se

 Baixe o aplicativo Makro! Instalar

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA DADOS DE PARCEIROS DE NEGÓCIOS (CLIENTES, FORNECEDORES E DEMAIS PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS COM AS QUAIS O MAKRO MANTENHA OU POSSA MANTER RELACIONAMENTO COMERCIAL)

Última atualização: 21/05/2020


1. INTRODUÇÃO


A presente Política de Privacidade aplica-se ao processamento pelo MAKRO ATACADISTA S/A, com sede na Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519, São Paulo, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 47.427.653/0001-15 e Inscrição Estadual nº 110.553.467.110 (doravante denominado “MAKRO”), de todos os dados pessoais de clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios (“Parceiro(s) de Negócios”).

Esta Política de Privacidade não é aplicável a dados puramente comerciais, financeiros e/ou de pessoas jurídicas.

Nesta Política de Privacidade, o MAKRO descreve quais são, como e para quais finalidades são realizados tratamentos dos dados pessoais de seus Parceiros de Negócios. Caso o Parceiro de Negócio tenha alguma dúvida, poderá utilizar as informações para contato ao final desta Política de Privacidade para entrar em contato com o MAKRO.

Esta Política de Privacidade é válida a partir de 21 de Maio de 2020. Esta Política de Privacidade poderá sofrer alterações. A versão mais atual encontra-se publicada em nosso site. Caso quaisquer mudanças relativas ao tratamento de dados pessoais sejam realizadas, o MAKRO prontamente informará seus Parceiros de Negócios através de correio eletrônico ou comunicado em seu website.


2. DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS QUANDO INTERAGIMOS COM NOSSOS PARCEIROS DE NEGÓCIOS


Dados de identidade

São informações que nos ajudam a identificar quem você é, portanto, seu nome, CPF, RG e/ou número do cadastro Makro.

Dados de contato

São informações que detalham como podemos entrar em contato com você, como endereço, email e/ou número de telefone.

Dados financeiros

São informações sobre sua conta bancária e detalhes dos meios de pagamento utilizados por você, como cheques.

Se você optar por aderir ao cartão de crédito Makro, dados adicionais serão coletados, como faixa salarial.

Dados de localização geográfica

Nosso aplicativo e site podem solicitar suas informações de localização. Você será avisado se coletarmos esses dados.

Dados pessoais sensíveis

São dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

O tratamento de dados pessoais sensíveis só ocorrerá com o seu consentimento específico.

Dados de transação

Essas são informações sobre a compra de um produto ou serviço. Isso inclui quando, onde, o que e como você comprou.

Dados técnicos

Estas são as informações sobre o seu dispositivo usado para acessar nossos sites e aplicativos. Podem ser informações que identificam seu dispositivo, seu sistema operacional, endereço na Internet, seus dados de login; navegador, histórico de navegação e plug-ins; localização; com que frequência você visita nossos sites.

Isso é feito através do uso de cookies, que são cobertos em nossa Política de Cookies.

Dados do usuário

Essas são as informações coletadas sobre você como usuário de nossas lojas, produtos e serviços de maneira mais geral (em comparação com outros tipos de dados que se reportam diretamente a você para que possamos oferecer nosso serviço específico a você). Isso pode incluir dados que você fornece em uma pesquisa, fornece feedback sobre sua experiência de compra, e dados que são capturados por nosso CCTV ou outras tecnologias de câmera para assegurar a sua segurança e da nossa loja.

Também coletaremos informações sobre você que nos permitam criar uma análise sua como consumidor para julgar melhor quais produtos e serviços oferecer em nossas lojas.

Dados de interação

Essas são informações sobre como você interage com nossos produtos e serviços, a saber: o que você clica e interage em nossos sites e aplicativos ou produtos nas lojas.

Dados de marketing e comunicação

Essas são suas preferências de marketing e sua interação com o marketing on-line para poder avaliar sua eficácia.


3. COM QUE FINALIDADE PROCESSAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?


O MAKRO processará os dados pessoais de seus Parceiros de Negócios quando as partes fizerem negócios, usarem os sites ou aplicativos ou quando interagirem com o MAKRO.

A. Para responder às suas perguntas

Se um Parceiro de Negócio entrar em contato com o MAKRO, o MAKRO usará os dados pessoais do Parceiro de Negócio para responder às perguntas feitas pelo Parceiro de Negócios. 


B. Para o desenvolvimento e melhoria de produtos e/ou serviços

O MAKRO processa os dados pessoais dos Parceiros de Negócios para avaliar, analisar e melhorar seus produtos e serviços. O MAKRO usa os dados pessoais agregados para analisar o comportamento de seus clientes e ajustar seus produtos e serviços. Processa os dados pessoais de seus Parceiros de Negócios quando estes usam o site ou aplicativos do MAKRO, inserem ou pesquisam dados por meio destes sites ou aplicativos. Também processa seus dados pessoais para compilar relatórios analíticos. Usa dados pessoais agregados para analisar o comportamento de seus clientes e ajustar seus produtos e serviços, visando garantir que sejam pertinentes aos seus clientes. Isso significa que o MAKRO analisa a frequência com que seus Parceiros de Negócios leem os boletins informativos e visitam seus sites ou aplicativos, quais páginas o Parceiro de Negócios clica e quais produtos este adquire pelos sites e/ou pelos aplicativos. O MAKRO pode adquirir dados suplementares de fontes públicas para complementar seu banco de dados voltado às finalidades acima.


C. Para a avaliação e aceitação de um Parceiro de Negócio

Quando o Parceiro de Negócios entrar em contato com o MAKRO, o MAKRO processará seus dados pessoais para fins de avaliação e aceitação, por exemplo, para confirmar e validar a identidade do Parceiro de Negócios.


D. Para fechamento e celebração de acordos

Quando o Parceiro de Negócios compra um produto ou serviço do MAKRO como cliente ou quando atua como fornecedor ou parceiro de negócios do MAKRO, o MAKRO processa os dados pessoais para fins administrativos (envio de notas fiscais, faturas e pagamentos). Também usa os dados pessoais para entregar produtos ou serviços. O MAKRO processará os dados pessoais para continuar a executar as obrigações contratuais, como a prestação de serviços aos clientes. Quando o Parceiro de Negócios requerer acesso às instalações do MAKRO, o MAKRO processará seus dados pessoais para fins de triagem e segurança.


E. Para gestão de relacionamento, marketing e vendas

O MAKRO usa as informações armazenadas em seus cadastros de clientes para enviar ofertas, ações de cuponagem, para ações de televendas, boletins informativos e para prestar serviços ao cliente. O MAKRO também usa seus dados pessoais para o desenvolvimento, execução e análise de pesquisas de mercado e estratégias de marketing através dos mais variados meios de comunicação disponíveis.


F. Para execução de processos de negócios e gerenciamento interno

O MAKRO processa os dados pessoais de seus Parceiros de Negócios na execução e na organização de seus negócios. O MAKRO realiza auditorias e investigações, implementa controles de negócios e gerencia e utiliza diretórios de clientes, fornecedores e parceiros de negócios.


G. Para análise e desenvolvimento organizacional, relatórios gerenciais, aquisições e alienações

O MAKRO processa os dados pessoais dos Parceiros de Negócios na elaboração e na execução de relatórios e análises gerenciais. Usa dados pessoais agregados/anônimos para criar relatórios gerenciais e analisar seus negócios. Realiza pesquisas com clientes, fornecedores e `Parceiros de Negócios para saber mais sobre seus pontos de vista e opiniões na elaboração de relatórios gerenciais. Também processa dados pessoais para efeitos de relatórios gerenciais no contexto de fusões, aquisições e alienações, e para controlar essas transações.


H. Quando o Parceiro de Negócio usa os sites ou aplicativos do MAKRO

Se o Parceiro de Negócio usa o site ou aplicativos do MAKRO, dados técnicos são processados para oferecer ao Parceiro de Negócio as funcionalidades do nosso site e permitir que os seus administradores gerenciem e melhorem o seu desempenho. Se o Parceiro de Negócio inserir dados no site e aplicativo do MAKRO, como a preferência por um produto ou a sua localização para o recebimento de informações ou funcionalidades de interesse, o MAKRO processará esses dados para prestar as informações ou fornecer as funcionalidades solicitadas. Além disso, o MAKRO processa os dados pessoais para permitir que o Parceiro de Negócio salve seus dados (como preferências e produtos) em seus itens salvos e possa compartilhar com outras pessoas usando as opções de compartilhamento configuradas em seu dispositivo.


I. Para permitir que você se conecte conosco e interações através de mídias sociais

O MAKRO tem presença ativa e dinâmica em plataformas de mídia social, tais como, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outras, bem como alguns aplicativos como WhatsApp. Quando o Parceiro de Negócio entra em contato com o MAKRO pelas mídias sociais, o Makro processa os dados pessoais para dirimir dúvidas e responder mensagens.

O Parceiro de Negócio pode entrar em contato com o MAKRO em um de seus sites ou aplicativos através do portal “Fale Conosco”. O MAKRO fornece ao Parceiro de Negócio seu endereço de e-mail para que o Parceiro de Negócio possa enviar seus comentários e sugestões de melhorias, bem como seus endereços de sites, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Ao clicar em um dos ícones correspondentes, o MAKRO encaminhará o Parceiro de Negócio ao site ou aplicativo do terceiro apropriado, seja este o seu provedor de e-mail ou plataforma de mídia social.


J. Para monitorar e investigar a conformidade

O MAKRO monitora os processos para verificar a conformidade com suas políticas, leis e regulamentos. Durante as atividades de monitoramento, os dados pessoais do Parceiro de Negócio podem ser acessados e visualizados para atingimento deste propósito.


K. Para proteger a saúde, segurança e integridade física dos Parceiros de Negócios.

O MAKRO valoriza muito a saúde, segurança e integridade física de seus Parceiros de Negócios. Processa os dados pessoais para proteger seus funcionários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Como tal, autentica os direitos de acesso às suas instalações e pode fazer a triagem dos dados pessoais com base em listas de sanções do governo e/ou de órgãos de repressão ao crime disponíveis ao público. Também processa os dados pessoais para proteger os bens do MAKRO, seus colaboradores e clientes.


L. Para entrega segura de nossos produtos

O MAKRO pode usar veículos com tecnologia que incluem câmeras voltadas para rodovias para monitoramento da localização dos mesmos, e também para fins ambientais, de saúde e segurança, com o objetivo de promover uma condução segura, proteção e bem estar aos nossos colaboradores e ao meio ambiente, assim como para garantia da segurança pública e proteção de nossos ativos (rastreamento de caminhões roubados). 


M. Para cumprir a lei

Em alguns casos, o MAKRO processa os dados pessoais do Parceiro de Negócio para cumprir as leis e regulamentos. Para cumprir as leis e regulamentações, pode ser necessário divulgar estes dados pessoais a instituições governamentais ou autoridades fiscalizadoras.


N. Quando o Parceiro de Negócio participa de eventos, promoções ou programa de benefícios

O MAKRO envia e-mails com promoções, ações de cuponagem e convites para a participação de eventos e cursos. Se o Parceiro de Negócio optar por participar de uma dessas atividades, o MAKRO precisa dos dados pessoais para poder anunciar e organizá-las. Além disso, se o Parceiro de Negócio participar de qualquer uma dessas atividades, o MAKRO precisa dos dados pessoais para mensurar a resposta a eventos e/ou promoções e/ou benefícios cedidos pelos programas do MAKRO.


4. QUAL O PRAZO DE RETENÇÃO DOS DADOS PESSOAIS?


O MAKRO reterá dados pessoais de Parceiro de Negócio pelo período necessário para servir ao propósito comercial pertinente, na medida do razoavelmente necessário ao cumprimento de alguma exigência legal aplicável ou conforme recomendado à luz de algum prazo prescricional em vigor.

 

5. QUEM TEM ACESSO AOS DADOS PESSOAIS?


Acesso aos dados pessoais do Parceiro de Negócio:

Como o MAKRO tem presença na região América do Sul e controlador no continente europeu, os dados que coletamos podem ser transferidos a qualquer parte da organização no exterior. Os dados pessoais podem ser trocados com o grupo ao qual o MAKRO pertence (SHV Holdings N.V), acionistas e empresas associadas. O MAKRO troca os dados pessoais para fins administrativos e para que o MAKRO possa ter uma visão completa de seus contatos e contratos com o grupo ao qual o MAKRO pertence.

Os funcionários do MAKRO estão autorizados a acessar os dados pessoais apenas na medida necessária ao atendimento de seus objetivos e à execução de seus trabalhos.

Em alguns casos, seus dados pessoais podem ser transferidos para um país que não ofereça a devida proteção de dados pessoais. No entanto, o MAKRO toma medidas que garantem a devida proteção de seus dados pessoais, pois as regras corporativas de proteção de dados são aplicáveis a todo o grupo ao qual o MAKRO pertence.


Acesso aos seus dados pessoais por terceiros:

As entidades externas a seguir podem ter acesso aos dados pessoais, nos casos pertinentes ao fornecimento de seus produtos ou serviços ao MAKRO: bancos, seguradoras, fornecedores de TI, veículos digitais, contadores, peritos forenses e consultores.

Quando terceiros tiverem acesso aos dados pessoais, o MAKRO tomará as medidas contratuais, técnicas e organizacionais necessárias para garantir que os dados pessoais sejam processados somente na medida em que tal processamento seja necessário e de acordo com a lei vigente.

Em caso de transferência de dados pessoais a terceiros de um país que não ofereça a devida proteção de dados pessoais, o MAKRO tomará as medidas para garantir a devida proteção dos dados pessoais, como a celebração de cláusulas contratuais com esses destinatários.

Nos demais casos, os dados pessoais não serão fornecidos a terceiros, exceto quando exigido por lei.


6. COMO OS DADOS PESSOAIS SÃO PROTEGIDOS?


O MAKRO adota meios de proteção adequados à garantia da confidencialidade e da segurança dos dados pessoais. O MAKRO implementa medidas técnicas, físicas e organizacionais adequadas à proteção de dados pessoais contra destruição acidental ou ilegal, perda acidental, dano, alteração, divulgação ou acesso não autorizado e contra todas as demais formas de processamento ilegal (incluindo, entre outros, a coleta desnecessária) ou processamento posterior.

 

7. O PARCEIRO DE NEGÓCIO PODE RETIRAR SEU CONSENTIMENTO? 


Uma vez dado, o Parceiro de Negócio sempre poderá retirar o seu consentimento, através do link presente nas comunicações recebidas. A retirada do consentimento não tem efeito retroativo e somente será caso o Parceiro de Negócio o tenha dado. Para retirar o consentimento, o Parceiro de Negócio deverá utilizar as ferramentas de cancelamento de cadastro disponíveis em comunicados, como e-mails, SMS e WhatsApp ou por meio do contato indicado abaixo.

 

8. COMO ENTRAR EM CONTATO? 


Se o Parceiro de Negócio tiver alguma dúvida sobre como o MAKRO processa dados pessoais, é importante ler esta declaração primeiro. Para outras perguntas, comentários, elogios ou reclamações, entre em contato conosco através do e-mail: dataprivacy@makro.com.

Fale com nossa Assistente Virtual
Makro - Política de Privacidade | Makro Atacadista